top of page

Terça de Projeto | Jardim linear

O maior desafio de jardins lineares é como aproveitar o espaço e tornar o jardim interessante sem perder área de plantio. A solução é mais simples do que se pensa!

É comum ver em jardins lineares uma área de plantio diminuta, espremida contra os muros para garantir máximo aproveitamento de espaço para circulação. Quando achatamos os canteiros nas paredes, damos um efeito contrário ao pretendido: embora a área de trânsito pelo espaço aumente, a sensação de amplitude diminui. Canteiros apertados dão a sensação de que o espaço não é suficiente nem para as plantas, o que desencoraja a permanência no jardim.


Nosso estudo de hoje é em um jardim linear de condomínio de edifício, em forma de L, com a proposta de nichos para aproveitamento do espaço.


O primeiro croqui é referente ao nível "arbóreo", em que se posicionam as palmeiras e a pitangueira. O segundo croqui apresenta a disposição de decks com nichos e passeios, entre os quais muita vegetação diferente formando maciços deixa o jardim interessante a cada trecho.


Quando tratamos de jardins lineares, a forma mais eficiente de aproveitamento do espaço é a criação de caminhos com vista desencontrada, isso encoraja o "desbravamento" do jardim, além de dar a sensação de que existe sempre algo além. Neste projeto foram dispostas palmeiras ao longo dos caminhos, isso para verticalizar a vista e criar uma barreira sutil ao elemento posicionado mais adiante. Cada nicho do jardim (decks circulares) apresenta um potencial de ocupação, havendo um deck com pergolado, outro com uma pitangueira central, e outros que podem ser ocupados com o mobiliário da preferência do visitante do jardim.

 

"a forma mais eficiente de aproveitamento do espaço é a criação de caminhos com vista desencontrada"

 

Esse jardim é um espaço de meia sombra, devido ao posicionamento da vegetação do nível arbóreo e da sombra projetada do prédio ao longo do dia. Todas as espécies selecionadas são adequadas para o ambiente, criando estrutura e colorindo o jardim. As espécies desse projeto são rústicas e de baixa manutenção, necessitando apenas de regas constantes.


A seguir, a lista de inspirações utilizada nesse projeto:



Com essas dicas simples e eficazes tenho certeza que seus jardins lineares serão um sucesso!

Estamos ótimos para começar



Gabriel Kehdi

131 visualizações
POSTS RECENTES
jardinagem

AGRO PARA PAISAGISTAS

CURSO ON-LINE

APRENDA A IDENTIFICAR E SOLUCIONAR PROBLEMAS NO JARDIM

bottom of page