top of page

Cobertura de gramados

Essa é uma prática comum. Mas vejo com frequência que ela acontece em momentos inadequados do ano, que pode prejudicar muito o gramado. Vamos falar sobre isso nesse artigo.

A cobertura do gramado, também chamada de condicionamento (o termo condicionamento é um tanto genérico), consiste na prática de cobrir o gramado com uma fina camada de substrato, terra vegetal, ou areia. A ideia é que o material aplicado se acomode entre as folhas e rizomas do gramado para contribuir com alguns benefícios.

Muitos jardineiros usam a cobertura do gramado como forma de "fortalecer" a grama, mas a questão é mais profunda que isso.

BENEFÍCIOS DA COBERTURA DO GRAMADO

A cobertura do gramado contribui com:

1. Adição de matéria orgânica no solo (quando a cobertura é feita com substrato ou terra vegetal)

2. Adição de nutrientes (quando a cobertura é feita com substrato ou terra vegetal)

3. Contribui no enraizamento de grama estolonífero-rizomatoza

4. Contribui com o nivelamento do gramado (ao longo do tempo e da repetição anual do procedimento)

5. Reduz a velocidade de formação do colchão de palha (thatch)

6. Como a soma dos fatores anteriores, contribui com a regeneração do gramado após dormência de inverno

É importante ter em mente que a cobertura do gramado não faz milagres. A cobertura do gramado não vai ajudar muito se seu gramado apresentar: raleamento ou falhas por conta de compactação do solo; baixa fertilidade no solo; encharcamento contínuo; pragas e doenças.

Uma rápida constatação de como adicionar o substrato ao gramado em cobertura contribui com o desenvolvimento do gramado: certa vez fiz uma consultoria na casa de um cliente e recomendei cobrir os canteiros de solo exposto com substrato. O jardineiro procedeu conforme o recomendado, mas deixou um pouco de substrato cair sobre o gramado. Veja como ficou a grama nos locais em que houve deposição de substrato, após uma semana e meia, apenas. Bem mais verde.

QUANDO NÃO REALIZAR A COBERTURA DO GRAMADO

Quando eu digo que vejo com frequência a realização dessa prática em períodos inadequados do ano, é porque vejo cobertura sendo feita com substrato ou terra vegetal sendo feita no inverno.

São duas simples razões que tomo como base para desaconselhar a cobertura de gramado no inverno com esses dois materiais de origem orgânica:

Período de dormência do gramado: No Brasil é comum plantarmos gramas de clima quente (esmeralda, bermudas, zeon), que entram em dormência com temperaturas noturnas abaixo de 17°C. Nesse período de dormência a grama cresce mais devagar, fica com aparência ressecada e não se regenera com tanta rapidez. Realizar a cobertura da grama nessas condições vai reduzir ainda mais o sol incidente sobre a grama, prejudicamento muito seu desenvolvimento que já é lento devido à temperatura. Já vi gramados secarem quase totalmente e demorarem para regenerar por conta da cobertura feita no inverno.

Doença causada por Rhizoctonia solani: No inverno é comum aparecerem manchas amareladas no gramado em forma de anéis. Essas manchas são sinais do fungo Rhizoctonia solani, que gosta de tempo frio, úmido e bastante nitrogênio. Quando fazemos a cobertura do gramado com substrato ou terra vegetal no período de inverno, adicionamos matéria orgânica, que é rica em nitrogênio. Quando fazemos isso estamos dando alimento para o fungo e atrapalhando o desenvolvimento da grama (pela razão apontada anteriormente). Esse fungo ocorre com maior frequência na grama esmeralda, e os reflexos da cobertura do solo no inverno podem demorar um ano para aparecer.

Foto: Rhizoctonia solani em grama esmeralda, ocorrendo em gramado de cliente - Gabriel Kehdi

A areia (de textura média) pode ser usada na cobertura do gramado, e é usada com dois propósitos: o de proteger a grama de geadas no inverno, em regiões de clima muito frio; o de nivelar o solo e encorajar brotação quando é feita no verão. Mas é importante reforçar que um gramado danificado por desnutrição, encharcamento ou compactação reage pouco à cobertura de areia, podendo não atingir o resultado desejado.

QUANDO REALIZAR A COBERTURA DO GRAMADO

Considerando os pontos que falei, a melhor época para fazer a cobertura do gramado é na primavera ou verão. Assim a gente pega o gramado no seu melhor desenvolvimento, ele vai responder muito mais rapidamente ao tratamento.

COMO REALIZAR A COBERTURA DO GRAMADO

Vamos ao passo a passo da cobertura do gramado:

1. Espalhar uma camada fina de substrato sobre o gramado, como na foto ao lado. Após espalhar o substrato, é interessante deixar a distribuição homogênea com o uso de um rastelo, para deixar a cobertura bem espalhada. Costumo usar a quantidade de 5 a 7kg de substrato para cada m² de grama. Para areia, 5kg para cada m² de grama.

2. Irrigar imediatamente após o serviço. Isso contribui com a penetração do substrato e faz com que atrapalhe menos a fotossíntese da grama, ajudando na regeneração.




IMPORTANTE: cuidado com a qualidade do substrato que for usado. Substratos de baixa qualidade que tenham sementes de plantas daninhas podem contribuir com a infestação do gramado.

Perceba que a aplicação do substrato não tem objetivo de soterrar a grama. É uma camada fina, uma quantidade estimada de 5kg de substrato por metro quadrado de gramado.

A cobertura de gramado é mais indicada para gramas estolonífero-rizomatozas, ou seja, esmeralda, bermudas e zeon, e é realizada uma vez por ano. Gramas estoloníferas como são carlos e santo agostinho podem se beneficiar de uma cobertura mais espaçada, como uma vez a cada dois anos.

Viu só como é fácil? Lembrando que essa é apenas UMA das práticas para deixar o gramado bonito.

16.689 visualizações
POSTS RECENTES
jardinagem

AGRO PARA PAISAGISTAS

CURSO ON-LINE

APRENDA A IDENTIFICAR E SOLUCIONAR PROBLEMAS NO JARDIM

bottom of page