top of page

Paisagista ou jardineiro: De quem você precisa?

Ambos são essenciais para um jardim saudável, mas são profissionais com atuações diferentes. Entenda o papel de cada um no artigo de hoje.

O jardim é um ambiente complexo. Cada planta, cada canto, cada vaso é um quebra-cabeça diferente para solucionar. O jardim também é um ambiente vivo, e cada ação deve ser específica e ter uma razão.

Vamos realizar um comparativo com profissionais de uma outra área: médicos e enfermeiros.

Quando precisamos cuidar da nossa saúde, consultamos com um médico ou uma médica. Esse profissional vai identificar qual é a causa do nosso problema e vai receitar uma série de estratégias para que possamos ficar saudáveis. Em seguida, o profissional responsável por ministrar os medicamentos e realizar os procedimentos são os enfermeiros. Eles são o dia-a-dia do cuidado com a saúde dos pacientes. Uma vez que médicos e enfermeiros cuidam da saúde dos seres humanos, os paisagistas e jardineiros cuidam da saúde das plantas do nosso jardim. Paisagistas e jardineiros também precisam de uma boa formação para executar o melhor trabalho possível. De todo modo, as rotinas de trabalho de um paisagista e de um jardineiro são um tanto diferentes. Mas assim como médicos, chefs de cozinha, arquitetos, ou engenheiros, um paisagista não consegue criar grandes jardins sem ajuda. Paisagistas e jardineiros andam de braços dados, e um profissional depende do bom desempenho do outro, ou seja, dois pesos equivalentes nos dois lados de uma balança.

O QUE FAZ O PAISAGISTA

Este é o profissional que irá recomendar a melhor composição de plantas para o espaço do seu jardim. O paisagista também é responsável pelo diagnóstico, recomendações de manutenção e melhorias para o jardim.

O paisagista pode atuar em duas modalidades de serviços principais: desenvolver um projeto de paisagismo para remodelar seu espaço completamente, ou prestar uma consultoria para recomendar melhorias pontuais.

Tanto no projeto de paisagismo quanto na consultoria, o paisagista encaminha uma série de diretrizes (passo-a-passo) para que os jardineiros executem suas recomendações. Essas diretrizes são a receita de bolo para um bom jardim.

O QUE FAZ O JARDINEIRO

O jardineiro é o profissional que irá executar a manutenção e, diariamente, garantir a prosperidade do jardim seguindo as melhores práticas de manejo (plantio, adubação, poda...), de acordo com as recomendações do paisagista. O jardineiro é o profissional que irá observar o crescimento e evolução das plantas. Além da manutenção adequada, o acompanhamento periódico do jardim é um dos serviços principais na prevenção de pragas e doenças nas plantas. No momento em que o paisagista visitar o jardim na ocasião de uma consultoria, por exemplo, será o jardineiro quem irá relatar os principais detalhes sobre vegetação, solo e água.

E AFINAL, DE QUEM PRECISO?

Ambos. Tanto o paisagista quanto o jardineiro são necessários para o seu jardim.

Estes profissionais são as etapas de um jardim saudável, sendo o paisagista o primeiro profissional a ser contatado. Após o contato com o paisagista, este irá elaborar uma série de diretrizes que deverão ser seguidas pelos jardineiros para atender os requisitos de manutenção.

Se você deseja uma recomendação de como deixar seu jardim ainda mais exuberante, agende uma consulta com a gente. Iremos acompanhar todas as necessidades do seu jardim e com a recomendação de manutenção em mãos, os jardineiros estarão prontos para deixar seu jardim um arraso!

Entre em contato pelo e-mail contato@gabrielkehdi.com e agende uma visita.

Quer saber quanto custa o paisagismo? Leia o artigo aqui.

Foto de capa: Jana V. M. from Pixabay

POSTS RECENTES
jardinagem

AGRO PARA PAISAGISTAS

CURSO ON-LINE

APRENDA A IDENTIFICAR E SOLUCIONAR PROBLEMAS NO JARDIM

bottom of page