top of page

Predadores de pragas no jardim

O jardim é a arena de uma intensa disputa da cadeia alimentar. Entenda como esse ciclo pode ajudar a manter o jardim equilibrado!

 Basicamente, na cadeia alimentar, temos 3 níveis principais de captação de energia:  1. Os produtores, que são os vegetais, e produzem a própria energia através da fotossíntese;  2. Os consumidores primários (genericamente chamados de herbívoros), que são os animais que se alimentam dos vegetais; 3. E os consumidores secundários (genericamente chamados de carnívoros), que se alimentam de outros animais. No jardim, vemos os integrantes de cada um desses níveis: as nossas plantas, as pragas que comem as folhas ou sugam a seiva de nossas plantas, e os predadores das pragas. Mas ao passo que é muito fácil ter pragas no jardim, os predadores precisam de um ambiente mais equilibrado para se estabelecerem. Quando um predador de pragas é produzido em larga escala em laboratórios e solto no campo para atacar insetos nocivos os interesses humanos, essa prática é considerada uma técnica de controle biológico. O controle biológico consiste no uso de um predador, patógeno ou parasita para controlar populações de pragas, e é amplamente utilizado em muitas culturas agrícolas no Brasil e no mundo. Apesar de ser uma técnica muito prática, nem sempre dispomos da aquisição desses insetos comercialmente. Vamos falar aqui dos principais predadores de pragas e como atraí-los naturalmente para o jardim.

Aviso: as imagens podem ser desagradáveis para quem é sensível com relação a insetos.

 

Joaninhas Joaninhas são besouros coloridos, arredondados, comumente vermelhos com manchas pretas. A larva da joaninha, bem como o adulto, tem hábitos predadores e ataca pulgões, ovos e cochonilhas sem carapaça. A larva da joaninha tem um aspecto bem diferente do adulto, e geralmente possui maior tamanho. ​Em alguns países, joaninhas são produzidas em laboratórios e vendidas vivas em caixinhas como caixas de fósforos, para serem soltas no jardim.

Foto 01: Joaninha adulta se alimentando de um pulgão (Fonte: http://bit.ly/2z9uJjI)

Foto 02: Larva de joaninha (Fonte: Katia Schulz)

Crisopas

As crisopas, assim como as joaninhas, tem um grande papel no controle de pragas no jardim. O adulto apresenta coloração verde a castanha, mas o adulto de um grande número de espécies não tem hábito predador. De todo modo, as larvas das crisopas são caçadoras vorazes. Os adultos são facilmente atraídos por luzes fortes, principalmente na época da primavera e verão.

São parecidas com as larvas de joaninhas, são ágeis e se alimentam de pulgões, ácaros e insetos pequenos. Foto 01: Adulto de crisopa (Fonte: Stephano Trucco)

Foto 02: Larva de crisopa (Fonte: Kuroid)