top of page

Plantas para ter no ambiente de trabalho

Um ambiente de trabalho abastecido de plantas pode aumentar nossa produtividade. Saiba quais plantas colocar no seu escritório!


Este post tem tudo a ver com o artigo Plantas para ter dentro de casa! Para ler, Clique Aqui.


Todos já ouvimos que ter plantas por perto favorece o bem estar físico e psicológico. Aliás, teorias como a da Biofilia, vão além: Ter plantas por perto nos aproxima também da plenitude intelectual e emocional. E isso não é apenas teoria.


O poder das plantas

O site da Nasa publicou uma matéria sobre os efeitos de plantas no interior de ambientes fechados. Segundo o artigo, em ambientes fechados pode haver a presença de Compostos Orgânicos Voláteis (da sigla VOCs em inglês) com ação cancerígena. A matéria também conta a história de como as pesquisas sobre a qualidade do ar em ambientes fechados começou, e fala sobre como um experimento comprova a eficiência de algumas plantas na neutralização desses compostos orgânicos voláteis. Com a tendência da climatização de ambientes de trabalho pelos condicionadores de ar, os prédios passaram a ser cada vez mais herméticos, reduzindo o arejamento e a circulação de ar. Esse ar com baixa circulação carrega, além dos compostos orgânicos voláteis, vírus e outros elementos prejudiciais à saúde que causam a Síndrome do Edifício Doente.


Ainda segundo a Nasa, pesquisas realizadas apontam a eficiência de plantas em recuperar pacientes internados em hospitais. Esse potencial de cura pelas plantas foi muito pesquisado, inclusive virou um artigo na revista Scientific American, que fala sobre a importância dos jardins na recuperação de pacientes. A tendência hoje é que novos hospitais sejam projetados para acomodar jardins, mesmo que de cobertura, para seus pacientes e funcionários.


Sobre o efeito das plantas em nossa psique no ambiente de trabalho, um artigo publicado pelo jornal britânico The Guardian aponta que nossa produtividade pode aumentar em até 15%, pelos simples fato de haver plantas próximas enquanto trabalhamos. Isso é uma ótima notícia para quem busca melhorar o rendimento.


Além de aumentar a produtividade, as plantas exercem um poder de relaxamento mental, ajudando a combater o estresse, a ansiedade e a fadiga, segundo artigo publicado pela página do jornal DailyMail.


Como escolher uma planta para o ambiente de trabalho

Geralmente um escritório possui pouca disponibilidade de luz natural, exige espécies de baixa manutenção e não dispõem de espaço suficiente para explorar grande volume de opções de espécies.


Estes aspectos nos direciona para um grupo restrito de plantas capazes de aguentar esses ambientes. Uma planta precisa de 3 ingredientes essenciais para viver: nutrientes, água e luz. Nutrientes e água podemos adicionar com facilidade, agora a luz é um fator muito limitante. É através da luz do sol que a planta é capaz de produzir a própria energia para viver, então se você trabalha em um local cheio de janelas amplas com salas inundadas pela claridade do dia, alegre-se, suas opções são muitas! Agora, se o seu ambiente de trabalho é restrito com relação à luz, não se preocupe, também pode ter plantas no escritório.


Há basicamente três níveis de luz aos quais as plantas são submetidas: o sol pleno, a meia sombra e a sombra. Como nos ambientes de trabalho dificilmente teremos sol pleno, vamos tratar apenas dos dois restantes. A meia sombra é a luminosidade que dispõe de luz direta do sol entre 3 a 6h por dia, o que corresponde a ambientes próximos à janelas e varandas. A sombra é o ambiente que recebe no máximo 3h de exposição direta ao sol por dia, ou ainda a ausência total de luz direta do sol, havendo apenas luz difusa. No caso das plantas, essa luz difusa precisa ser abundante.