top of page

Como atrair borboletas para o jardim

Borboletas coloridas no jardim são desejadas por muitos que são apaixonados pela natureza. E trago uma boa notícia! Atraí-las é uma tarefa bastante fácil!


Já sabe Como Projetar um Jardim? Ou então já leu o artigo da Terça de Projeto sobre o estudo de projeto paisagístico tropical? Se não, corre lá! São ótimos complementos para esse artigo.


Um jardim ecologicamente equilibrado irá dispor de um grande número de visitantes, entre eles, as borboletas.

As borboletas são grandes aliadas na polinização de nossas flores, contribuindo com a produção de frutos e sementes para que possamos propagar nossas plantas no jardim. Se você quer um espaço adequado e bem planejado para receber borboletas, saiba como projetar um jardim e como desenvolver um projeto de sucesso.



Camaradinha (Lantana camara), uma das favoritas das borboletas

As borboletas constituem a Ordem de insetos chamada Lipidoptera, na qual também estão incluídas as mariposas. Há um grande número de espécies de borboletas, cada uma mais colorida do que a outra e com diferentes e intrigantes estratégias de sobrevivência. Por exemplo, as borboletas chamadas de "olho-de-coruja" enganam e assustam os pássaros (que são seus predadores) justamente por se passarem por corujas. Já a borboleta das heliconias reproduz as cores de outra borboleta venenosa para enganar seus predadores se passando por venenosa também. Fato é que a graciosidade das borboletas é um charme que deve compor todo jardim.


Agora, precisamos expandir um pouco nossa mente para continuar. As borboletas são insetos classificados como "holometábolos", ou seja, insetos que possuem metamorfose completa. Isso significa que a borboleta foi, obrigatoriamente, uma lagarta. E do que as lagartas gostam de se alimentar? De nossas amadas e preciosas plantas no jardim. Para termos borboletas, precisamos aguentar um punhado de lagartas. Eu diria que isso é uma filosofia de vida.


De todo modo, precisamos ficar atentos aos sinais de um ambiente em desequilíbrio: se por acaso o número de lagartas estiver fora de controle e seu jardim começar a ser dizimado por muitas lagartas, é o momento de tomar algumas medidas. Eu sou adepto da jardinagem orgânica, do paisagismo ecológico e manejo sustentável (vou falar sobre isso em outro dia), e por isso não costumo recomendar o uso de agroquímicos para o controle de pragas. Se o número de lagartas estiver acima do razoável, o que recomendo é a catação das lagartas e transporte para outro lugar. Outra alternativa é usar defensivos biológicos no jardim, como Beauveria, por exemplo (este é um outro assunto profundo que vou trazer no futuro).


Agora que entendemos que precisamos aceitar um pouco de lagartas e algumas folhas devoradas para termos borboletas (como diria meu professor de economia da pós graduação: não existe almoço grátis - risos), podemos prosseguir.

Talvez você já tenha ouvido o ditado "ao invés de correr atrás das borboletas, cuide das flores do seu jardim". E a verdade é exatamente essa. Vou colocar uma lista das espécies de plantas que já cultivei e mais tive sucesso para atrair as borboletas:


Todas as espécies listadas requerem sol pleno para prosperar. As espécies marcadas com asterisco são rústicas e podem ser cultivadas em quase todas as regiões do Brasil. Já as demais, sem marcação, preferem clima ameno para se desenvolver.


Além de atraírem as borboletas, são belíssimas opções para compor maciços no jardim! E segundo os princípios da permacultura, uma planta poderosa sempre terá mais de uma função no jardim.


Tendo esses princípios em mente, a presença de borboletas no seu jardim será certeira!


Estamos ótimos para começar, e vamos plantar!



Gabriel Kehdi

602 visualizações
POSTS RECENTES
jardinagem

AGRO PARA PAISAGISTAS

CURSO ON-LINE

APRENDA A IDENTIFICAR E SOLUCIONAR PROBLEMAS NO JARDIM

bottom of page